Suco de Maracujá Ajuda a Emagrecer?

Suco de Maracujá Ajuda a Emagrecer?

O maracujá é uma fruta tropical de casca com aspecto enrugado. As sementes e a polpa interior são comestíveis, sendo a polpa de um sabor levemente adocicado e as sementes crocantes. Nos países tropicais, o maracujá é usado principalmente para a produção de sumo. Além de seu sabor agradável, a fruta é conhecida por seus vários benefícios de saúde.

Sabe-se, por exemplo, que o suco de maracujá é um excelente estimulante digestivo e ajuda no tratamento de outras doenças gástricas. Plantas de maracujazeiro contêm alta quantidade de fibras necessárias ao corpo para limpar o intestino, melhorar a digestão e ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames. Porém, pesquisas recentes revelaram que o suco de maracujá também pode ser poderoso para o emagrecimento. Como será que suco de maracujá emagrece? Leia o artigo abaixo e entenda.

 

Nutrientes e vitaminas

O maracujá é rico em vitamina A, que ajuda o organismo a remover os radicais livres que causam danos à pele e tecidos, e isso também ajuda a melhorar a visão. Também é rica em vitamina C, que ajuda a reparar tecidos, a prevenir doenças cardíacas e câncer e fortalece os ossos. Há também um composto no maracujá que bloqueia a histamina que causa alergias, prevenindo assim inflamações e reações alérgicas. Por conseguinte, maracujá tem o benefício de reduzir os sintomas da asma. Os antioxidantes encontrados no maracujá ainda inibem o crescimento de células cancerosas.

 

Calorias e valores nutricionais

Um maracujá de 100 gramas contém 98 calorias, 1 g de gordura, 2 g de proteína, 23 g de carboidratos, 10 g de fibra, 11 g de açúcar, 12 mg de cálcio, 1,6 mg de ferro e 30 mg de vitamina C. O maracujá é uma boa fonte de minerais. Ferro, cobre, fibra, potássio, magnésio e fósforo estão presentes em quantidades adequadas. O maracujá é rico em vitamina C e vitamina A, trazendo enormes benefícios para a saúde de uma forma geral.

 

Suco de maracujá emagrece?

A fruta, para começar, possui baixa caloria, sabe-se que uma unidade com 100 gramas possui apenas 98 calorias. Além disso, possui pouco sódio e gordura. Além disso, possui quantidades de carboidratos e açúcar natural, apesar daquele tradicional azedinho. Esses fatores contribuem para reduzir os níveis de colesterol no organismo. O alto teor de fibras presente na fruta tem efeito saciante, reduzindo a necessidade de consumo por compulsão de outros alimentos. Tudo isso faz com que o maracujá seja uma fruta ideal para a perda ou manutenção do peso.

 

A farinha da casca do maracujá é o ingrediente principal desse “remédio” caseiro. Essa parte da fruta é rica em pectina, uma fibra que bloqueia a gordura, diminui a absorção de carboidratos e ainda proporciona a sensação de saciedade, por isso se pode dizer que o suco de maracujá emagrece e, por este motivo, pode ser integrado aos programas alimentares.

O ideal é consumir o suco entre as refeições principais para inibir o apetite para os pratos principais. A farinha também ajuda a melhorar o funcionamento intestinal, eliminando resíduos e toxinas com mais facilidade.

Um bom horário também para ingerir o suco é antes de se alimentar, pois a fibra pectina presente no maracujá pode bloquear as gorduras do organismo impedindo que se acumulem, gerando aqueles desconfortáveis pneuzinhos. O ideal é consumir com o mínimo de água, sem açúcar, porém como o sabor pode ser levemente azedo pense em colocar o mínimo de mel para adoçar. Beber suco de maracujá emagrece, mas para facilitar a perda de peso deve-se evitar os alimentos ricos em gordura e açúcar e praticar atividade física regularmente.


Saiba como usar a fruta a seu favor

O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: “”Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar””. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não). Vai experimentar? Conte para a gente o resultado!

 

Faça em casa

Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. Se preferir, pode preparar a farinha em casa. Use, de preferência, maracujá orgânico – sem agrotóxico. Veja como fazer:

1. Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.

2. Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.

3. Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.

4. Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.

5. Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.

 

Fonte: Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/suco-de-maracuja-emagrece/#KDsG8y3PldDRWZBm.99